Pages

8 de março de 2010

Oscar 2010

O Oscar, prêmio de maior importância do cinema, ocorreu ontem, domingo, 7 de março de 2010, e acho que muitas coisas devem ser destacadas nesse Oscar. Eu não vi todos os filmes ainda, não vi nem a maioria acho. Os que eu já vi comentarei sobre as indicações e os prêmios levados, os que eu não vi colocarei um comentário sobre o que eu ouvi falar dele ou não. Também não vou falar de melhor edição, maquiagem ou essas coisas que eu só poderia falar se visse o filme. Com vocês, os principais premiados do Oscar 2010.


MELHOR FILME: Guerra Ao Terror.
O filme que superou a grandiosa produção de James Cameron, o sangrento filme de Quentin Tarantino, a emocionante animação da Disney Pixar, o belo filme com George Clooney e o filme amador de Lee Daniels, Guerra Ao Terror, um filme que segundo a sinopse que eu li parece a história de Tobey Macguire em Entre Irmãos, ou seja, um homem que após uma guerra ficou viciado nela, ganhou o prêmio da noite. O que eu acho? Que pelo que disseram é realmente uma ótima produção, com tudo que merece ser destacado, mas também acho que o patriotismo ajudou bastante. Acho que os americanos gostam de se ver vencendo guerras e matando inimigos do que sendo massacrados por ETs azuis. Não desmerecendo Guerra Ao Terror.


MELHOR DIREÇÃO: Kathryn Bigelow, por Guerra Ao Terror.
Não muito a comentar, parece que a direção de Guerra Ao Terror realmente é muito boa. Só acho bem legal a ex-mulher de James Cameron ter ganho o Oscar por incentivo dele, se eu fosse James Cameron eu me matava. Sério.


MELHOR ATRIZ: Sandra Bullock, por Um Sonho Possível.
Não sei como é esse filme, ele já está na internet mas eu quero ver nas imensas telas do cinema. Do ano passado, da Sandra Bullock eu só vi A Proposta, que é um filme de comédia. Ou seja, não me surpreendeu tanto. Se ela estivesse com esse filme, seria muito melhor Meryl Streep ter ganho, ou Gabourey Sidibe. Mas esse filme parece ser lindo, sério. Outra coisa que me chamou a atenção foi que ela ganhou no sábado o Framboesa de Ouro de pior atriz. Deve ser uma sensação agradável, Sandra merece.


MELHOR ATOR: Jeff Bridges, por Coração Louco.
Eu acabei de saber que esse filme existia, assim como esse ator. Parece ser aquele filme super clichê e previsível, até o postêr parece um Segredo de Brokeback Mountain da vida. Mas aquele filme clichê e previsível onde o ator sempre surpreende, assim como Rocky Balboa, Exterminador do Futuro ou O Lutador. Acho que veria esse filme apenas por atuação.


MELHOR FILME ESTRANGEIRO: O Segredo Dos Seus Olhos.
Ainda não vi, mas pelo o que teve de divulgação na minha cidade, eu jurava que quem ganhava era o alemão A Fita Branca, do ótimo Michael Haneke. Pelo jeito, muitas pessoas se surpreenderam, mas parece ser um bom filme. Eu não sei, sinopses nunca me convencem, muito menos os trailers. Só adianta eu ver o filme, aí eu coloco uma boa opinião sobre o filme argentino aqui. Mas a indústria cinematográfica argentina está cada dia melhor.


MELHOR DOCUMENTÁRIO: A Enseada.
Parece ser algo bem chocante. Todos os documentários de agora são, espero que seja melhor do que esses filmes de terror que fazem hoje em dia. Isso me lembrou até de um filme que não tem nada a ver com o Oscar, Phoonk 2, o filme de 20 mil euros. Mas isso é outra história. Voltando à enseada, acho bom que alguém se importe com os golfinhos e os maus-tratos deles, sem que esse alguém seja o Greenpeace.


MELHORES EFEITOS VISUAIS: Avatar.
Guerra Ao Terror pode até ter ganho melhor filme, agora se Avatar não tivesse ganho os efeitos, eu teria a máxima certeza de que esse Oscar seria um roubo. Eles conseguiram fazer outro planeta com perfeição, tecnologias super avançadas, fazer metade das pessoas contratadas ficarem azuis e criar animais selvagens nunca vistos antes. Muito merecido.


MELHOR TRILHA SONORA: Up - Altas Aventuras.
Nossa, nem prestei atenção na trilha sonora desse filme quando o vi. Foi mais na história, um dia eu vejo de novo pra prestar mais atenção. Mas eu apostava muito no Sherlock Holmes, adorei tudo que o Hans Zimmer fez naquele filme.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Mo'Nique, por Preciosa.
OK, esse é igual Avatar em efeitos visuais, se não ganhasse, nenhum outro merecia. Acho que foi uma das melhores atuações que vi nesse ano, a mulher sempre estressada, com a falsidade beirando o exagero. Acho que não poderiam ter escolhido uma atriz melhor para o papel da mãe de Preciosa, merecidíssimo o Oscar.

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios.
Puta merda, outro muito merecido. Toda vez que ele entrava em cena eu morria de agonia, ele era o nazista brilhante que soube ser inteligente com sarcasmo e braveza. Ótimo papel, tem muitas coisas brilhantes que ele fez nesse brilhante filme de Tarantino. Não tinha como ser outro o ator coadjuvante, "oooh, that's a bingo!"

MELHOR ROTEIRO: Guerra Ao Terror.
Como eu disse no filme estrangeiro, sinopses não me convencem. Agora quando elas despertam curiosidade em mim, o filme deve ser realmente bom a meu ver. E isso aconteceu com Guerra Ao Terror.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Preciosa.
Eu não li o livro, então não posso falar muita coisa. Mas foi realmente uma bela história. Assim como A Enseada serve para se pensar no mundo, nos golfinhos, nos problemas que a gente esquece do dia-a-dia, Preciosa serve para mostrar os problemas que muita gente aprende a conviver e não detecta problemas, pois estes se tornaram um paradigma.

MELHOR ANIMAÇÃO: Up - Altas Aventuras.
Realmente merecido, tenho certeza que não seria A Princesa E O Sapo que ia ganhar esse. Além do mais, Up é um filme tão bonito, tem tudo para virar o Procurando Nemo de 2009. A Pixar sabe lançar filmes bons de vez em quando.


MELHOR FIGURINO: A Jovem Vitória.
Surpresa? Nenhuma, só o filme. Sempre que tem a categoria melhor figurino, espere que o filme do século XIX ganhe, pois é muito mais difícil fazer aqueles vestidos cheios de balão e sapatos à Luís XV do que ir achar uniformes de soldado ou cangas para monstros de 2 metros. Os monstros de 2 metros podem significar tanto os ETs de Avatar quanto Meryl Streep em Julie & Julia nessa ocasião.

Além dessas categorias, Avatar ganhou o Oscar de Melhor Fotografia e Melhor Direção De Arte. Guerra Ao Terror também levou outros 3, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhor Edição de Som. Logorama ganhou Melhor Curta de Animação e The New Tenants ganhou o Melhor Curta, para então encerrar a belíssima noite, regada a filmes de guerra e armamento, que foi o que rolou nesse Oscar. Outra coisa que queria detacar é que o filme super elogiado pela crítica, Amor Sem Escalas, não ganhou nada. Eu não tenho nada a comentar sobre isso, afinal, não vi o filme ainda. Mas o trailer me passou uma imagem tão idiota dele, vou falar mal até ele me mostrar o contrário.

Nenhum comentário: