Pages

13 de março de 2010

Guerra Ao Terror (2009)

Um filme de Kathryn Bigelow com Ralph Fiennes e Guy Pierce.

O filme tem uma fotografia perfeita, ótimos figurinos, efeitos visuais super merecidos, grande mixagem de som, um bom roteiro, boa atuação, mas não merecia ganhar o oscar de melhor filme. Não mesmo. Foi incrível, realmente, agora Avatar merecia muito. Talvez até Bastardos Inglórios tenha sido melhor, acho que Guerra Ao Terror fica no mesmo patamar de Preciosa na minha opinião. Sério mesmo, um bom filme mas nada de incrível que tenha se destacado de outros filmes do gênero.
Ele fala da guerra do Iraque que ocorreu em 2004, onde um grupo de 3 soldados que enfrentam a guerra no esquadrão anti-bombas. O grupo, que tem apenas mais 36 dias para voltar aos Estados Unidos ficam se lembrando de suas vidas sem estar no exército ao mesmo tempo que tem de conviver com mortes, terrorismo e muitas bombas. A atuação foi realmente muito boa. Agora o que eu não entendo é porque todo filme de guerra tem que ter um babaca bonzão que faz tudo do seu jeito, que foi bem vivido por Jeremy Renner. Sempre assim. Tem atores que roubaram muito a cena. Jeremy Renner foi um deles, e ainda bem que roubaram. Quando Christian Camargo entrou em cena me fez lembrar totalmente que eu estava em casa deitado na cama, ainda bem que ele acabou explodindo. Eu não consigo imaginar nenhum soldado americano no meio de uma guerra perigosa e mortal falando com civis daquele modo amável. A fotografia foi excelente. Tem uns momentos que ficaram perfeitos que eu nem imaginei que aquelas imagens estavam passando no mesmo lugar onde eu vejo estática e imagens distorcidas o dia inteiro. O figurino também foi muito bom. Os efeitos sonoros também ajudaram em boa parte do filme, afinal um filme não existe se aquela música de suspense não estiver tocando no fundo, ficaria tenso. Se ele pode ganhar o Oscar de melhor filme, então acho que eu posso também dar a nota que esse filme mereceu. OK, foi bom? Foi. Conseguiu me prender 2 horas na frente da minha TV? Conseguiu. Agora o excesso de babaquice não me faz dar outra nota senão essa. E aqui vai o meu porque Guerra Ao Terror ganhou melhor filme: patriotismo. Acho que os americanos preferem ver alguns soldados do país deles ganharam do que perderem pra monstros azuis. E eu não imagino um filme de Tarantino ganhando melhor filme, então só sobrou esse. Acho que um americano vendo esse filme teria a mesma quantidade de orgasmos que um nazista vendo um documentário sobre Hitler.
NOTA: 6

Nenhum comentário: