Pages

21 de julho de 2010

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Um filme de Ang Lee com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Anne Hathaway e Michelle Williams.

Se fosse uma história de amor entre um homem e uma mulher seria algo tão clichê que eu me cansaria na primeira meia hora. Mas a partir do momento que o par romântico principal são dois homens, Ang Lee consegue destrinchar o clichê e dar lugar para uma discussão. E é esse o mérito de O Segredo De Brokeback Mountain, por fazer uma história de amor com diálogos melosos e cenas românticas entre dois homens, que pelo preconceito existente na época se enganam para se dizer heterossexuais.
Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) são jovens que se veem juntos quando vão procurar um trabalho. O trabalho que conseguem então é ficar na montanha Brokeback vigiando ovelhas contra possíveis predadores durante algumas semanas. Porém, com a convivência e o isolamente, Twist e Del Mar se tornam tão amigos que acaba surgindo entre eles um relacionamento amoroso. E quando eles saem da Brokeback para voltar à vida de sempre, não conseguem seguir em frente graças ao amor que marcou suas vidas.
Ledger e Gyllenhaal dão um show de atuação aí. Me convenceram durante todo o filme. Enquanto Ledger fez o antissocial que pensa mais nos outros do que nele mesmo, Gyllenhaal fez o rapaz apaixonado e inconsequente. E os dois juntos fazem algo tão verdadeiro que dá mais pra acreditar nisso do que alguns outros casais de outros filmes. Anne Hathaway, embora coadjuvante, foi grande em seu papel, assim como Michelle Williams. A trilha sonora e a fotografia, muito boas.
A história é excelente. Como falei anteriormente, seria algo horrível se fosse um casal hétero no papel principal, um filme como qualquer outro. Mas a homossexualidade que fez o filme ser reconhecido e criou o preconceito no filme. Vemos que o tempo inteiro, Jack Twist não liga pro que os outros pensam e quer uma vida com Ennis Del Mar custe o que custar, é a paixão à flor da pele. Agora, pelo que Ennis Del Mar viu e aprendeu sobre gays, ele se importa mais do que o que os outros vão sentir do que na felicidade dele próprio, e é assim todo o tempo não só no relacionamento com Twist, mas também no com suas filhas. E o filme vai andando assim até achar um última conflito. Não havia outra maneira melhor do filme acabar, ao menos eu não imagino alguma.
O Segredo de Brokeback Mountain é uma história de amor como qualquer outra - mas gay. E não é por ter grandes atores, uma história romântica ou cenas eróticas que faz sucesso, e sim por tentar quebrar tabus em todos os lugares do mundo com a história de amor de dois homens. Talvez se fosse entre homem e mulher passaria tão batido que não seria nem ao menos indicado ao Oscar.
NOTA: 9

Nenhum comentário: