Pages

26 de março de 2010

O Exterminador Do Futuro (1984)


Um filme de James Cameron com Linda Hamilton, Michael Biehn e Arnold Schwarzenegger.

O que posso dizer sobre? Acho que quem vem aqui já deve ter visto, um filme que passa de barreiras com clássico, o filme que, na minha opinião, fez James Cameron merecer todo o seu sucesso. Embora eu nunca tenho visto Titanic, acho que estou certo em dizer que O Exterminador Do Futuro é melhor. E é melhor que Avatar também. Também o filme que fez muitas mulheres loucas no volante virarem Sarah Connor, que fez milhares sentirem medo com o "I'll Be Back" de Arnold Schwarzenegger, ator que ficou conhecido graças às suas participações na série de O Exterminador do Futuro.
A história fala sobre um ciborgue (Arnold Schwarzenegger) de 2029 que volta à 1984 para matar a mãe de um dos líderes da resistência contra as máquinas, Sarah Connor (Linda Hamilton). Desde então ele começa um massacre de todas as Sarah's Connor da lista telefônica. Mas o que ele não espera é que um dos participantes da resistência, Kyle Reese (Michael Biehn), também voltou do futuro para não deixar Sarah Connor ser exterminada.
É realmente muito difícil falar de filmes antigos, porque eu não posso criticá-los como se fosse atualmente. Se eu fizesse isso, O Exterminador Do Futuro seria uma história clichê com atuações medianas e efeitos terríveis, o que é um grande erro. Esse filme é o que criou o clichê e revolucionou uma época. Os efeitos especiais são algo incrível para a época em que foram feitos, aqueles lasers e os robôs imensos. A atuação, embora mediana, foi boa em alguns aspectos. Linda Hamilton me convenceu lindamente no fim, a atuação dela ficou ótima. Arnold Schwarzenegger ficou ótimo como ciborgue, sem demonstrar emoções e com aquele sotaque de russo falando inglês. Michael Biehn foi o que menos me convenceu durante o filme, mas enquanto ele estava sendo interrogado ele interpretou bem.
A história é algo clássico, uma história que vai continuar sendo lembrada daqui a 20 anos, uma história que atraiu milhões de fãs no mundo inteiro. E algo bem único, tudo o que veio depois de O Exterminador Do Futuro virou algo clichê quando se falava de robôs, extermínio ou viagens no tempo. A direção foi ótima, e é por isso que eu parabenizo James Cameron, por trazer gente do futuro e não por levar pessoas a outros planetas ou afundar navios. A fotografia não me surpreendeu muito, foi oponto baixo do filme. A maquiagem ficou ótima, quando Arnold Schwarzenegger estava arrancando o olho, eu não sei o que fizeram nele, mas eu vi David Bowie. O figurino também perfeito, retrata bastante a época de 84, as pessoas com aqueles cabelões na época disco.
É um belo clássico que merece ser lembrado, uma história que inovou uma época, personagens que viraram apelidos e medos, mas a fotografia e a atuação foram dois fatores que não me agradaram muito, mesmo vendo (ou tentando ver) do modo que a época via.
NOTA: 9

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo que vc falou. O exterminador do futuro (1 e 2) foi o melhor filme de ficção. Nem os filmes de Spilberg conseguiram me convencer tanto quanto esse. Pra quem é fã do ator não tão "hollywoodano", Michael Biehn, o eterno Kyle Reese, além de gostoso, lindo e maravilhoso, me convenceu sim, de sua atuação no primeiro filme. Tanto que ele atuou bem depois em O Segredo do Abismo (de James Cameron) e Aliens. Ele é um dos poucos atores (bonito,bom e simpático) que preferem fazer filmes que gosta, do que fazer filmes q não gosta, mas vai ser famoso só por estar em Hollywood. Ele é daqueles atores que gosta de filmes independentes, e muitos desses filmes são melhores do que filmes de muita fama. Por exemplo, a história do Titanic é interessante. Mas pra mim, só fez sucesso com a tragédia. O amor dos dois foi mais um filme clichê e meloso, fantasiou demais. Enquanto que no exterminador do futuro, Kyle e Sarah não se conheciam, não tinham tempo de pensar se quer num beijo, tiveram a oportunidade única de se relacionar num motel vagabundo, o que foi A PEGADA! Foi unicamente surpreendente a cena de amor entre os dois, o que o Titanic pra mim, não consegue superar esta cena. Nem com Rose de braços abertos e Dicaprio por trás. Por fim, o terceiro filme até dá pra assistir, mas o quarto... Manchou o nome do diretor James, e a própria história. Esse sim é tão clichê quanto os personagens. Só espero neste quinto filme, que os personagens do primeiro, q conseguiram cativar o público, voltem para arrasar e (encerrar) o drama. Senão daqui a pouco vai virar seriado...

Laura M. - SP