Pages

2 de outubro de 2010

Vanilla Sky (2001)

Um filme de Cameron Crowe com Tom Cruise, Cameron Diaz e Penélope Cruz.

O fim de um filme pode ferrar com tudo. É isso que eu tenho para falar de Vanilla Sky. Eu estava vendo uma obra prima em meus olhos, com muita confusão durante o rumo que as coisas tomaram. E essa confusão me fazia feliz, assim como eu fiquei feliz e confuso vendo Donnie Darko e Magnólia. Então, 20 minutos antes do fim, resolvem explicar tudo, tudo sobre o filme, ao invés de criar um fim tão enigmático quanto o resto. E essa explicação cuspida é que fez a obra prima que era o céu de baunilha de Monet e todas as suas metáforas durante o filme despencarem assim como Tom Cruise. O filme te faz pensar para que você consiga acompanhá-lo. Não é preciso pensar, já que o fim dele te explica tudo.
David Aames (Tom Cruise) tem uma vida incrível. Tem 51% das ações de sua própria empresa, é rico e mantém uma amizade colorida com Juliana Gianni (Cameron Diaz). Porém, durante uma festa, ele conhece Sofia Serrano (Penélope Cruz), e essa jovem modifica sua visão sobre o mundo. Ele passa a noite na casa dela rindo, fazendo caricaturas um do outro e descobrindo o amor. Quando ele pretende voltar para casa, Juliana aparece e oferece uma carona. No meio do caminho ela tem uma crise de ciúmes, dizendo o quanto ela queria que eles fossem mais que amigos e que ela apenas significava uma amante para ele. Nisso, ela joga o carro a 120km/h de uma ponte e se suicida, mas David não morre, entrando em coma e tendo sua face desfigurada e fraturas no braço e na mandíbula. Quando David volta do coma, ele começa a ter dificuldades para distinguir realidade, memórias e sonhos.
O roteiro é ótimo e original em partes, já que essa ideia de misturar realidade e sonho já foi explorada em outros filmes como A Origem, Donnie Darko, Oito E Meio e ainda temos o filme em que Vanilla Sky foi baseado, Abre Los Ojos. Mas aposto que o filme teria dado certo se não tivesse aquele desfecho horrível. Se a cena do elevador não aparecesse para explicar as coisas, o filme até se sairia um pouco melhor. Ele tem umas sacadas geniais, eu comecei a prestar atenção e ver mensagens em tudo. Isso me lembra, por falar em Abre Los Ojos, eu ainda não conferi, mas muita gente diz que é bem melhor que a cópia que foi Vanilla Sky. E lendo a sinopse na net, descobri que também há uma Sofia no filme espanhol, e adivinhem por quem ela é interpretada...? Isso mesmo, Penélope Cruz. Novamente.
Acho que perdi a hora em que Tom Cruise parou de ter uma atuação realmente boa e começou a sorrir sem parar nos seus filmes de ação. Observei sua seriedade em Magnólia e De Olhos Bem Fechados. Em Vanilla Sky ele traz uma pouco dessa seriedade que ele mantinha nos seus filmes do século passado e seu sorrisinho de galanteador da década passada. E que continua nessa década. Ao menos ele não usava armas ou pulava prédios. Gostei de Cameron Diaz em sua crise de ciúmes, embora tenha durado uns 3 minutos. Penélope Cruz foi, sem surpresa alguma, a melhor do filme, embora ainda faltasse alguma coisa nela. Uma boa atuação, mas não se compara a outros trabalhos. Adorei a fotografia e adorei igualmente a trilha sonora. Bom figurino também, acho que vale uma ressalva.
O que consigo falar do filme? Supervalorizado. É. Eu estava até com medo de não entender Vanilla Sky antes, já que tinham várias discussões sobre o que era o filme, que milhares de pessoas não tinham entendido. Seguindo a cronologia, você consegue desvendar a verdade uma meia hora antes do filme acabar. Mas como alguém vai fazer um resuminho todo no fim e acabar com toda a lógica criada pelo espectador, acho que nem vale a pena pensar. Tinha tudo para ser um filme bom e alegrar meu fim de semana, independente de ser um remake de um filme europeu. Mas não conseguiu se salvar nem com o bom roteiro nem com a atuação em peso.
NOTA: 6

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Kkkkkk chama isso de critica?
Quer se pagar de cult, mas nem sabe do que está falando, até Donnie Datko entrega o filme e antes do final ainda, assim como a maioria dos filmes de origem americana. Ridiculo esse texto.

Unknown disse...

Poderia explicar sua teoria de Donnie Darko?