Pages

8 de agosto de 2010

A Origem (2010)

Um filme de Christopher Nolan com Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page.

Do jeito que andam as coisas, eu esperava que um dos melhores filmes de 2010 viesse da indústria independente que veio me impressionando nos últimos anos. Mas depois do que vi, não digo besteira quando falo que A Origem é, por enquanto, o melhor. E ele é uma daquelas super produções hollywoodianas cheias de atores famosos juntos. E se saiu bem melhor que a encomenda, o que eu certamente podia esperar de Christopher Nolan. Um filme inteligente, com explicações para cada passo dos protagonistas, e embora cheio de cenas que poderiam ser descartáveis, a trama do filme consegue superar suas partes tediosas e clichês para continuar sendo um filme imperdível.
Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) faz parte de uma nova era dos ladrões: ele entra nos sonhos das pessoas para roubar os segredos mais importantes que elas escondem no subconsciente. Quando suas habilidades se tornam conhecidas pelas pessoas erradas, ele é chamado para uma missão totalmente diferente do que ele faz: implantar uma ideia no subconsciente de um homem. E ele está disposto a cumprí-la para poder voltar aos Estados Unidos e rever seus filhos. Para isso, ele convoca uma equipe para ajudá-lo no crime, mas a mente de Cobb tem segredos que podem atrapalhar o plano.
Ótimos efeitos. Não podia ser para menos. A escada infinita, as ruas de Paris se juntando para se tornarem paralelas, esquinas explodindo e alterações do tempo e do espaço não poderiam ser feitos de um modo nas coxas para esse filme se tornar tão bom. Ótimo roteiro. O filme conseguiu criar bons diálogos sem usar nenhuma teoria da conspiração, diálogos para serem refletidos. Isso sem falar na lógica incansável que nos era apresentada durante a sessão, incrível. O filme acaba e o público fica com várias dúvidas que logo serão sanadas, pois a película dá todas as respostas necessárias. Só achei uma quantidade ruim de cenas de ação que foram virar clichês. Leonardo DiCaprio correndo no meio da rua e se desviando magicamente de tiros foi demais para mim.
Bela atuação. O filme conseguiu trazer muitos atores e atrizes bons e eles conseguiram uma interpretação ótima. Leonardo DiCaprio está muito bom. Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt me surpreenderam e tiveram um crescimento, já que ela representou uma adolescente grávida sarcástica e ele um arquiteto bobo e apaixonado nos últimos trabalhos que eu conferi. Marion Cotillard dá um show de atuação durante o filme, fiquei boquiaberto com ela. Será que foi apenas uma coincidência a música do "chute" ser Non, Je Ne Regrette Rien de Édith Piaf?
A Origem consegue agradar todos. Os que gostam de filmes inteligentes e os que gostam de filmes de ação. Os que gostam de fantasia e até crianças com suas idolatrias por super heróis. Um filmaço, sem mais, nem menos. Embora as vezes ele puxe mais para o lado da ação e do drama para deixar a lógica de lado é impressionante o modo como as informações são apresentadas. Eu realmente não exagero dizendo que é um dos melhores de 2010, e se o ano continuar com a safra que teve no primeiro semestre, A Origem vai terminar em primeiro.
NOTA: 9

Nenhum comentário: