Pages

21 de novembro de 2010

Amores Brutos (2000)

Um filme de Alejandro González Iñárritu com Gael García Bernal e Emilio Echevarría.

Primeiramente, uma pequena e, provavelmente desnecessária, ressalva. O título original é Amores Perros, que foi traduzido no Brasil para Amores Brutos. Não é culpa da tradução, ainda mais que é um outro sentido, mas é bom se lembrar vendo o filme que perros também significa cães. Fora isso, o filme é uma obra fascinante e terrivelmente agradável. Mal sabia quem era Iñárritu há um mês e também não sabia que ele fez uma trilogia tão falada. Claro, já ouvi falar da promoção em cima de Babel, provavelmente por causa do Brad Pitt, e há tempos estou querendo ver 21 Gramas. Quando soube que era uma trilogia, falei que queria ver direito. E digo que se a trama continuar do mesmo modo que Amores Brutos é porque seu diretor é um puta diretor que fez 3 filmes de ouro.
Na Cidade do México ocorre um acidente de carro que muda drasticamente 3 vidas: Há o jovem Octavio (Gael García Bernal) que ganha dinheiro através de brigas de cães com seu cachorro Cofi, dinheiro esse destinado para uma fuga com sua cunhada Susana (Vanessa Bauche) de suas vidas medíocres. Outra envolvida é Valeria (Goya Toledo), uma modelo que é amante de Daniel (Álvaro Guerrero), um homem que deixou toda a vida anterior, mulher e filhas para viver com essa sua paixão. Embora não tenha se envolvido no acidente diretamente, Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro que virou um mendigo matador de aluguel, encontra em Cofi, que estava no carro de Octavio, uma chance de mudar sua vida e se reconcialiar com sua filha.
O roteiro é completamente mudado através dos cachorros que se falam no filme. Ao passo que a vida de Octavio é arruinada a partir do momento em que ele acha que perde Cofi, - sua cunhada é levada pelo irmão, seu cachorro quase morre, ele sofre um acidente, é perseguido por rivais - a vida de Chivo recebe um milagre com o cachorro encontrado num acidente. Ele se vê livre de mais um assassinato, fatura mais do que o esperado e consegue coragem para fazer o que não conseguiu nos últimos anos, que é mostrar para a filha que ele realmente existe. A modelo Valeria apenas consegue sair e perceber sua vida não tão perfeita quando seu cachorro cai num buraco de seu apartamento. Ela vê que embora o homem que a amasse fosse morar com ela, ela tinha arruinado uma vida e tinha acabado de arruinar a sua própria. O que faz uma modelo sem pernas? Como o marido dela a aguenta? Essa relação fica tão arruinada e acabada como uma casa cheia de buracos no chão, buracos que são tentativas para resgatar um amor que já tinha sido desfeito, como um balão de gás hélio em forma de coração após uma semana. Ele murcha.
A atuação está ótima. Do elenco, só conhecia Gael García Bernal, que rouba a cena de sua história tempestuosa. Chega a ser uma tarefa árdua, mas ele tira de letra. Numa trama onde os personagens tem uma luta diária por sobrevivência, onde o irmão rouba, onde a cunhada sofre com a gravidez e a mãe sofre com as dívidas, e ele ainda arca com as ameaças diárias da vida que leva na briga de cães, são personagens fortes que merecem atuações fortes, que foram conseguidos com sucesso. Goya Toledo está ótima, rouba a cena em sua história tanto por sua beleza quanto por sua interpretação. É o mesmo caso de García Bernal, só que sua história é bem mais maçante do que angustiante, são 45 minutos de um drama de um cachorro que cai num buraco, mas ela consegue trazer a cena para um bom nível. Emilio Echevarría é a verdadeira estrela do filme que esbanja seu personagem nas menores cenas, que aparece na história de todos e é uma ligação com todos. Sua vida caótica é a trama mais envolvente da história, sua cena onde deixa dois irmãos "resolverem seus problemas" é de tirar o fôlego. Além de tudo isso, o filme conta com uma trilha cativante.
Amores Brutos é um relato de vidas entrelaçadas através de um acidente, vidas tão distintas que tem mais em comum do que se poderia imaginar. Há em comum vários exemplos de amores brutos, um amor proibido pelo mulher do irmão, um conflito amoroso entre o homem alheio e uma relação amorosa entre uma filha e um pai ausente que era preferível que estivesse morto. Além de tudo, há os cães, que me chamaram bastante a atenção. Fico com tanta pena deles, saindo do filme ainda com tantos questionamentos na cabeça minha maior dúvida era se algum animal tinha sido ferido.
NOTA: 9

4 comentários:

Sebo disse...

Ah Gabriel, excelente texto!
Da trilogia falta apenas ver este filme, que todos falam ser ótimo. "21 Gramas" é de uma excelência máxima, mesmo "Babel" sendo considerado o mai fraco dentre os três é o meu favorito-filme magistral!

abs ;)
ps: te adc no meu blog!
sebosaukerl.blogspot.com

Cristiano Contreiras disse...

Seus textos, sempre incriveis!

eu gosto da forma bem humana que as situações desse filme ocorrem, eu preciso até reve-lo, comprei o dvd ano passado e não fiz a revisão.

É um belo filme e o Gael aqui tem seu melhor momento!

renatocinema disse...

Discordo......Amores Brutos é nota 10. Amei o filme.

Sobre seu comentário veja na sequência: Bicho de Sete Cabeça, Natureza Selvagem e então O Poderoso Chefão (esse precisa ser os três num único dia).kkk

Anônimo disse...

Cara, você tem problemas? Tem que avisar antes de fazer um texto lotado de spoiler como esse...