Pages

24 de abril de 2010

Shakespeare Apaixonado (1998)

Um filme de John Madden com Gwyneth Paltrow, Judi Dench, Joseph Fiennes e Ben Affleck.

Certa parte do filme, Judi Dench faz uma pergunta: "Será que existe alguma peça que consiga mostrar o amor verdadeiro?". Gwyneth Paltrow diz que sim, mas eu duvido muito. Embora todos tenham se emocionado no fim, com a grande atuação de Romeu e Julieta, embora todas aquelas falas de amor sejam bem românticas, embora eu visse um olhar apaixonado nos olhos de Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes, acho que nenhum filme consiga mostrar o amor verdadeiro, nem que seja o mais romântico de todos.
William Shakespeare (Joseph Fiennes), um jovem ator inglês está sem inspiração para sua peça, "Romeu E Ethel, A Filha Do Pirata". Além disso, ele acha que perdeu o amor, e todas as mulheres que se envolvem com ele não lhe trazem o que ele procura. Até que nas audições para sua peça, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), que está disfarçada de homem para poder entrar na peça, já que na época do teatro Elizabetano mulheres não participavam. Quando ele descobre que atrás do homem há uma mulher, seu amor chega a enfrentar Lord Wessex (Colin Firth) e a rainha Elizabeth I (Judi Dench).
A atuação de Judi Dench está impecável, é apelido dizer que ela roubou a cena. Embora ela tenha aparecido durante apenas 6 minutos no filme inteiro, ela merece ser ovacionada de pé por sua atuação. Gwyneth Paltrow me convenceu também. Joseph Fiennes me convenceu durante algumas partes do filme que estava a procura de seu amor e estava acabado amorosamente como muitos poetas românticos. Mas ele caiu na síndrome do protagonista, que ataca muito os filmes de comédia romântica ou drama: ela acabou com todas as minhas expectativas sobre Sherlock Holmes, é bem perigosa. O roteiro é bem bonito, bem romântico mesmo. Os diálogos de Shakespeare para Viola são lindos, nada que eu não pudesse esperar de um dos maiores autores que já viveu.
Gostaria de ressaltar aqui a realidade mostrada nas cenas. Bem, eu não estava na Inglaterra durante o teatro Elizabetano. Mas pelo que me descreveram da época, todo o filme está certo, exceto pelo final, onde todos entram em euforia pela peça, a rainha sai em público, os padres aplaudem e choram durante uma peça que eles abominam. Bem, mas enquanto mostrava as unhas sujas de Shakespeare e pessoas jogando os excrementos pela janela, eu me convenci de que eles estavam na Inglaterra do século XVII. A maquiagem e o figurino ficaram ótimos, todos seguindo os costumes da época e conseguiram me convencer durante boa parte que Viola era um homem. A fotografia não me surpreendeu, nada para ressalvar nela.
Shakespeare Apaixonado merece mesmo os prêmios que ganhou, é um bom filme, não chega a ser maçante e cada momento dele é uma surpresa. Mas não cumpriu o que prometeu, que era mostrar o amor durante um filme. Mas assistí-lo já vale por ver o excelente cenário e, como eu disse em Chocolate, uma salva de palmas para Judi Dench.
NOTA: 7

Nenhum comentário: