Pages

24 de abril de 2010

Alice No País Das Maravilhas (2010)

Um filme de Tim Burton com Johnny Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Mia Wasikowska.

Antes de tudo, queria falar que milhões de pôsteres na internet tem como capa Johnny Depp. Por isso eu peguei esse, porque Johnny Depp não aparece. Johnny Depp é um dos atores mais supervalorizados que existe. E Tim Burton se aproveitou disso bastante para criar um filme supervalorizado. Ele usou o mesmo Johnny Depp de Piratas do Caribe para criar um chapeleiro maluco, então o filme pode ser um reflexo do personagem dele como Jack Sparrow. Tim Burton é o diretor da magia, e eu espero que quem leia isso já tenha visto o corretamente-supervalorizado Estranho Mundo de Jack antes de ver o supervalorizado Alice.
Alice (Mia Wasikowska) é uma menina de 17 anos que está prestes a receber um pedido de casamento. Quando ela se vê pressionada a aceitar, ela vê um coelho branco e o segue, caindo num buraco e voltando para um mundo que ela já visitara na infância, chamado de País das Maravilhas. Lá ela descobre que todos estão com problemas com a Rainha de Copas (Helena Bonham Carter) e precisam dela para destronar a déspota.
A atuação é algo que eu esperava bem mais. Eu nunca ouvi falar de Mia Wasikowska, então ela está perdoada por ter feito uma Alice tão boba e sem expressão. Agora Anne Hathaway, que sempre me surpreende com boa atuação, e Johnny Depp, que cria personagens marcantes para o cinema, eles não tem desculpa. Anne Hathaway parecia uma boba no filme inteiro, creio que isso pela influência da Disney, a fazendo andar como todas as princesas que as crianças de 8 anos admiram, assim como aqueles bobos da corte que nos surpreendem com piadas e risinhos idiotas e nos fazem querer vomitar. Fico feliz que Johnny Depp tenha interpretado esse papel tão bem. Ironia. Amém que uma alma salvou o filme, a alma de Helena Bonham Carter. Eu conseguia dar um riso verdadeiro e não forçado quando ela entrava em cena, e seu jargão de CORTEM AS CABEÇAS ficou incrível.
Como é um filme de Tim Burton, não me sinto com uma grande obrigação para falar de efeitos especiais. O nome diz por si próprio. Se eu pudesse classificá-los numa escala de 0 a 10, chegaria a 12 e uns quebrados. A maquiagem ficou impecabilíssima, como diria José Dias. Helena Bonham Carter fez uma rainha cabeçuda tão bem, e Johnny Depp ficou tão irreconhecível debaixo do pó branco e do cabelo vermelho que tenho de dar esse crédito a eles. O cenário ficou grandioso, maravilhoso. O figurino também não peca.
Alice em seu original é um filme feito para crianças se divertirem vendo as aventuras no país das maravilhas. Agora na versão com atores, eu esperava que ele chegasse a um patamar como o de Piratas do Caribe, onde qualquer pessoa se encanta. Mas foi um filme supervalorizado por todas as faixas etárias que buscou agradar somente a crianças. Se ele supera Avatar nas vendas? Duvido muitíssimo, a não ser que as crianças ficaram tão encantadas com a fala mansa de Anne Hathaway e o risinho de Johnny Depp combinados com efeitos 3D que façam os pais irem ao cinema mais 3 vezes.
NOTA: 6

Nenhum comentário: