Pages

11 de abril de 2010

Como Treinar O Seu Dragão (2010)

Um filme de Chris Sanders e Dean DeBlois.

DreamWorks faz parte da tríade de animação de hoje em dia, junto com a Disney e a Pixar. Embora a Disney agora invista em seus filmes com atores, como acontece em Piratas Do Caribe e no tão aguardado Alice No País Das Maravilhas, além do que sua animação era boa no século passado, pois com as animações sem delineação da Pixar e da DreamWorks, elas superam a Disney facilmente. Ou seja, os três viraram dois, que continuam fazendo seu trabalho muitíssimo bem, pois não acho uma concorrência imensa em filmes animados, afinal empresas independentes usam seu dinheiro em filmes independentes, que no geral não é verba o suficiente para uma animação decente.
O filme conta a história de Soluço, um menino filho de vikings treinados para caçar dragões. O garoto cresce querendo combatê-los até o dia em que ele realmente derruba um dragão durante uma batalha. Mas quando chega a hora de matá-lo, ele vê que os dragões não são os monstros sanguinários que a tribo dele sempre ensinou, e descobre que tudo que ele sabe sobre os dragões está errado.
A história do filme segue aquele mesmo padrão estereotipado de uma história sobre valores morais, confiança, amizade, e como qualquer filme de animação voltado para crianças, ele não consegue ser dramático e puxar para o lado emocional o tempo inteiro, então ele solta uma piada bem clichê de 5 em 5 minutos, o que vai deixando o filme maçante. Mas esse filmes tem uma coisa que eu gostei bastante, que foi o fim, onde nem tudo foi perfeito. OK, todos acabaram felizes e os dragões começaram a conviver harmonicamente, e acho que dizendo isso eu não falo nenhum spoiler, pois esse filme é totalmente previsível. Mas houve aquela coisa de feridas no campo de batalha, o que eu achei ótimo para acabar um filme onde o público sempre esperava o melhor para todos.
Não há atuação no filme, a não ser que vocês queiram que eu critique bonecos feitos por computadores. Como eu vi uma versão dublada, não posso falar sobre a dublagem, igualmente. Bem, a dublagem de hoje em dia está melhor do que as dublagens de A Bela Adormecida ou Branca De Neve E Os Sete Anões. Hm, filme de animação chegam a ser bem difíceis para se elaborar uma crítica, pois fotografia e figurino são duas coisas que eu não posso falar. A trilha sonora chega a ser bem boa, eu juro que a música que tocou nos créditos foi do Jónsi, o vocalista do Sigur Rós, eu fiquei encantado no cinema. Outra coisa, eu vi a versão em 3D. Eu nunca acho nada de tão especial no filme para se fazer uma versão em 3D, assim como em Avatar, que só uma lança me surpreendeu no filme inteiro.
Como o filme seguiu o que queria, ou seja seguir uma lógica com piadinha infantis para animar a criançada e tentar ensainar valores e algo bem pequeno sobre preconceito e respeito, ele não merece todas as suas estrelas por seguir uma linha de algo que já ficou cansativo. Mas por ter uma trilha sonora magnífica e um fim bom, ele merece um pouco mais.
NOTA: 7

Nenhum comentário: