Pages

6 de abril de 2010

Batman: O Cavaleiro Das Trevas (2008)

Um filme de Christopher Nolan com Heath Ledger, Morgan Freeman, Maggie Gyllenhaal e Gary Oldman.

Se alguém me disser que 2008 teve um filme de ação tão boa quanto O Cavaleiro Das Trevas, eu vou duvidar até o fim da minha vida. E se alguém me disser que a década de 2000 teve um psicopata tão bom quanto o que Heath Ledger interpretou, a pessoa deveria rever os conceitos. O Cavaleiro Das Trevas também me fez crer na indústria cinematográfica hollywoodiana depois de muito tempo e eu aposto que supera qualquer outro filme do Batman. Além do mais, ele foi um sucesso de bilheteria. O Cavaleiro Das Trevas não é nada menos do que um clássico que merece seu lugar no topo.
Bruce Wayne (Christian Bale) tem de enfrentar todos os seus problemas na sombria Gotham City, problemas esses que envolvem seu relacionamento com a ex, Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal), a luta da polícia do comissário Gordon (Gary Oldman) contra a máfia, que decide investir todas as suas esperanças em Coringa (Heath Ledger), um assassino procurado pela polícia, e a única esperança de Gotham City se reerguer, o novo governador Harvey Dent (Aaron Eckhart), além de ainda ter que se preocupar com a sua identidade secreta: Batman, o homem-morcego, que vem sofrendo cada vez mais críticas pela população.
Eu nunca vi tantos atores tão bons em um filme tão bom quanto. Porque atores bons em filmes porcarias é o que não falta. Christian Bale me lembrou Kristen Stewart, uma atriz que eu admiro muito, em Crepúsculo: conseguiram fazer o filme sem demonstrar nenhuma emoção profundamente, e isso caiu como uma luva no personagem. Maggie Gyllenhaal me convenceu muito, e Aaron Eckhart atingiu o que eu não esperava de uma atuação. Mas Heath Ledger passou. Se alguém acha que o que ele fez em O Segredo De Brokeback Mountain foi ótimo, seu Coringa criou um novo patamar para a atuação. Nunca me senti tão encantado por um personagem como o Coringa, porque o que ele faz é tão real que me faz acreditar que apenas um homem vestido de palhaço começa a fazer todas aquelas explosões magníficas. Coringa não é nada menos do que o maior serial killer da década, eu quase digo de todos mas eu me lembrei da existência de Hannibal. Numa briga entre os dois, não sei quem ganharia. Bem, é uma pena para o cinema que Heath Ledger se foi e agora apenas Jake Gyllenhaal sabe o que aconteceu no topo de Brokeback Mountain.
A fotografia de todos os filmes hollywoodianos não me impressiona o bastante, pois sempre é perfeita. Eu gosto de comentar a fotografia em filmes independentes. O figurino ficou ótimo. E isso é bom para se comentar, aquela roupa cara do Batman até o "terno barato" do Coringa, tudo me convence. Os diálogos são ótimos, principalmente pela parte do Coringa. Todo filme de louco, o louco rouba a cena. Mas os diálogos ficaram realmente ótimos, tenho certeza que o "Why So Serious?" não vai sair da boca do povo por muito tempo. O roteiro ficou imprevisível, tudo originalíssimo, nunca se sabia o que ia acontecer na próxima, e as suposições sempre se mostravam erradas na face de uma surpresa. Ah, nunca vi efeitos tão bons na minha vida.
Eu não consigo imaginar uma nota tão boa para descrever a magia que foi Batman: O Cavaleiro Das Trevas. Heath Ledger por si próprio já merece nota 10, Batman merece ainda mais. O Cavaleiro Das Trevas virou um clássico do cinema e aposto que daqui a alguns anos seu nome estará tão lembrado quanto Titanic ou Casablanca hoje em dia.
NOTA: 10

Um comentário:

Matheus Fragata disse...

Aeee primeiro comentário em um post histórico do Gabriel. Estava lendo "First Class" e cliquei no seu link.
Caramba, sempre é interessante ler textos antigos. A crítica está muito boa, mas é muito legal observar como o senso crítico vai ficando mais refinado com o tempo.
Não tenho palavras para definir "O Cavaleiro das Trevas". Eu sai extasiado da sessão e até hoje solto uns "Let's put a simile on that face!" quando vejo um amigo emburrado.Ai todo mundo não consegue segurar a risada.
O filme ée excelente e até hoje é um dos meus favoritos. Agora é esperar "The Dark Knight Rises" para conferir o fim da trilogia.
Abraços!