Pages

5 de outubro de 2010

Fargo - Uma Comédia de Erros (1996)

Um filmes dos irmãos Coen com Frances McDormand, William H. Macy e Steve Buscemi.

E eis aqui a salvação para o meu problema anterior. Estava quase desistindo de ver filmes de comédia até me lembrar que os irmãos Coen mudam completamente minha visão. O que eles fazem aqui é exatamente a fórmula de Todo Mundo Em Pânico multiplicada por 2: eles colocam todo o clichê de gírias, sotaques e situações cotidianas e o trabalham de um modo tão irônico que seus filmes viram uma comédia. Rir de nós mesmos, expor nossa vida com uma grande lente de aumento mantendo em foco apenas os piores pontos, é isso que Fargo fez e que fez tantas pessoas rirem no mundo com suas situações tão normais e tão diárias que chegam a ser engraçadas se as identificarmos fora do paradigma de nosso cotidiano.
Na cidade de Fargo, na Dakota do Norte, Jerry Lundegaard (William H. Macy), o gerente de uma revendedora de automóveis, tem um plano para conseguir dinheiro de seu sogro: ele vai armar o sequestro da esposa para, quando ganhar o dinheiro para o resgate, ficaria com uma parte e daria 80 mil para os sequestradores. Porém, após um triplo assassinato na estrada e a insistência do sogro a resolver tudo a maneira dele, nada ocorre como esperado, ainda mais quando a oficial de polícia Marge Gunderson (Frances McDormand) se envolve no caso.
A fotografia de Fargo ficou linda, ainda mais com todos os seus momentos no meio do nada, na solidão completa por neve e gelo. A atuação está ótima, uma grande ressalva para Frances McDormand, a favorita dos irmãos Coen, que merece boa parte dos créditos por esse filme já que ela conseguiu criar uma personagem super envolvente por todas as coisas maçantes em comum com o público. Steve Buscemi também foi responsável pelo humor, graças a seu papel de ladrão atrapalhado e bobo, mas nem tanto ao ponto de transformar sua atuação num clichê e o filme num besteirol. William H. Macy também está ótimo, adorava ver todos os planos dele irem por água abaixo a cada cena.
Todos esses temas sobre assassinatos e o humor gerado por nossos próprios erros sempre é trabalhado - magnificamente, diga-se de passagem - pelos Coen de forma irônica e crítica. Também pode-se ver no filme uma crítica ao emburrecimento televisivo. O ponto alto de Fargo é o que eu venho falando desde o começo desse post, o sarcasmo quando entra em questão a banalização das relações sociais e da violência. Tudo no filme é tratado com uma naturalidade assombrosa a ponto de fazer a tolice dos personagens dessa trama parecer algo genético que está para assolar toda a humanidade com sua falta de surpresa em relação a homicídios brutos. E ainda há toda a questão do regionalismo no filme, eu ria toda vez que alguém falava um "yeah" de tanto que a expressão foi usada em excesso.
Fargo traz um roteiro brilhante baseado em fatos reais com toda a ironicidade dos diretores e no auge das melhores atuações de Frances McDormand e William H. Macy. E é disso que o cinema está precisando atualmente, novos risos com críticas implícitas ao nosso chato cotidiano corriqueiro, e não comédias com personagens estereotipados com piadas fáceis.
NOTA: 9

Nenhum comentário: