Pages

7 de setembro de 2010

[REC] 2 - Possuídos (2010)

Um filme de Jaume Balaguéro e Paco Plaza com Manuela Velasco.

Você quis dizer: Como Acabar Com Um Filme. [REC] 2 é, como eu falei em Jogos Mortais 6, uma tentativa frustrada de tentar ser um sucesso como seu predecessor. [REC] foi, realmente, um dos melhores de terror que eu vi na última década, usando um roteiro original e uma técnica de filmagem à Bruxa de Blair. Vou dizer para vocês o segredo dos filmes de terror. O ápice de um filme é quando ele passa uma ideia de interação com o espectador ou utiliza meios diários e inovadores para poder assustar e criar fobias com coisas do dia a dia. Um filme de terror regride quando colocam uma possessão demoníaca dentro dele. Em 40 anos, conto nos dedos de uma mão os filmes bons que tem possessão demoníaca, e [REC] 2 não entra aí.
Enquanto a réporter Ángela Vidal (Manuela Velasco) e seu câmera estão sofrendo dentro de um prédio com várias pessoas infectadas por um vírus mortal, uma equipe de resgate é formada para identificar sobreviventes na quarentena e para conseguir uma vacina da terrível doença. Porém, quando os infectados começam a aparecer, o médico se revela um padre, cujo único objetivo é coletar a amostra de sangue da primeira menina infectada. Com tudo isso, descobre-se que não é um vírus que está atormentando as ruas de Barcelona e sim um demônio.
Tem três linhas bem paralelas sobre o roteiro de um filme. Tem a linha do real, que é quando as coisas do filme podem acontecer. Após o real, temos a mais tênue: a linha do duvidoso, o que não sabemos se realmente pode acontecer. [REC] conseguiu atingir esse patamar, assim como outros grandes sucessos. E mais embaixo, temos a linha da desgraça, ou do surreal, quando tem tantas informações tão absurdas dentro de um filme que ele deixa de ser duvidoso e vira ridículo. Isso é [REC] 2. Eu sentia vontade de rir vendo o filme cair na frente dos meus olhos. E, claro, sem nenhuma inovação. Os diretores dos filmes de terror estão apostando pouco.
Manuela Vidal é a única atriz capaz desse filme, já que metade dos atores estava modificado em máscaras de sangue e se comunicava por urros. E a outra metade se escondia atrás de uma câmera esquizofrênica. Nisso, só sobram dois atores em potencial: o padre, cuja atuação foi extremamente desnecessária, e Manuela Vidal, que só apareceu durante os últimos 20 minutos de filme. Uma boa maquiagem, pra não dizer que minha ida ao cinema foi tão ruim assim.
[REC] 2 é um reflexo embaçado de [REC], só que com uma tentativa de aumentar a trama e o suspense. É, não foi uma das mais felizes. Se ele estreiou em primeiro lugar na Espanha foi porque gostaram do primeiro capítulo desse show de horrores figurativos. Aposto que [REC] 3 vai ser um reflexo perfeito do segundo com uma visão turva do primeiro. Outra desgraça, não recomendo nem este nem as próximas continuações, apenas vejam o primeiro para poderem se assustar um pouco.
NOTA: 3

Nenhum comentário: