Pages

5 de agosto de 2010

Salt (2010)

Um filme de Phillip Noyce com Angelina Jolie.

Um filme de ação como outro qualquer, só que ao contrário dos outros, esse foi muito mais promovido pela mídia. E realmente merece ser promovido pois ele tem algo que o difere dos outros. Talvez o nó que a trama dê nas cabeças durante o filme ou talvez pelo fato de não ser um brutamontes que saia matando todos, e sim uma espiã magricela. Ou quem sabe é o simples fato do filme ter Angelina Jolie. Mas como roteiro, o filme tem tudo que um filme de ação deve ter: explosões, cenas surreais e uma história boba que envolve a CIA.
Evelyn Salt (Angelina Jolie) é uma agente secreta da CIA, casada com um aracnólogo e que vai fazer bodas em breve. Porém, no dia, um desertor russo é levado para o interrogatório da CIA e revela que uma espiã chamada Evelyn Salt planeja matar o presidente russo. Sem nem mesmo dar chances para explicações, seus colegas de anos de trabalho a prendem, mas com suas habilidades ela consegue escapar. A partir daí, ela começa a procurar seu marido e fugir de seus antigos parceiros.
A história tenta se diferir das outras com a dúvida que ele causa durante o filme inteiro: "E então, Salt é ou não uma espiã russa?", e isso realmente fica o filme inteiro, não há nenhuma conclusão certeira no fim, fim esse que foi um dos piores que eu já vi. Deu uma brecha enorme para ter um provável Salt 2, mas foi péssimo. Como todo filme de ação, esse foi mentiroso, e bem mentiroso. Por mais que ela seja uma espiã super treinada e tal, como ela se joga de uma ponte dentro de um carro e não tem nenhum arranhão? Ainda estou tentando entender a parte do elevador. Filmes de ação não foram feitos para serem lógicos e sim para criar jogos de videogames ou passar o tempo de um fim de semana.
Não foram as atuações que eu esperava. Na verdade, nem sei o que esperava. Angelina Jolie, após ter me decepcionado em seu Tomb Raider, me decepcionou como Salt, prefiro ela fazendo um drama do que sendo uma atiradora. Liev Schreiber conseguiu me convencer durante o início e o meio do filme, quase que termina bem, mas o último diálogo dele com Salt foi tão brochante que eu desisti de procurar algo em que ele pudesse se salvar. A fotografia e a maquiagem ficaram boas, para não dizer que eu só falei mal do filme.
O filme é mentiroso, cercado por situações impossíveis e ilógicas, mas consegue deixar um gostinho de "o quê" na boca. Além disso Salt faz a exaltação norte americana, todos os maiores inimigos dos Estados Unidos são destruídos no filme, desde os russos até os alemães. Não há muito pra se falar já que é um filme igual a todos. Já viu Identidade Bourne? Então pronto.
NOTA: 4

Nenhum comentário: