Pages

5 de julho de 2010

Quero Ser John Malkovich (1999)

Um filme de Spike Jonze com John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener e John Malkovich.

Nunca fiquei tão confuso em relação a um filme. Nunca parece ser muito longe, então mudarei para não me lembro. De qualquer modo Quero Ser John Malkovich tem uma história bem confusa com uma mensagem bem confusa, e os dois no auge dessa confusão conseguem explicar algo tão sólido que eu achei inacreditável. O filme, embora com a sua história louca e exagerada em muitos pontos, com uma trama confusa e complicada que te faz perder os momentos anteriores e com vários detalhes sobre as mínimas coisas, é incrível. Não dá pra descrevê-lo, talvez um dos sonhos mais selvagens que alguém já teve, e isso que Quero Ser John Malkovich tem do original: passar exatamente a loucura para a tela, sem tirar nem por, para passar uma mensagem ironizada durante o filme todo.
Craig Schwartz (John Cusack) é um titereiro que vive com sua esposa obcecada por animais, Lotte Schwartz (Cameron Diaz), numa pequena casa. Um dia ele consegue um emprego de arquivista no andar 7,5 de um prédio, onde, pelo fato do teto ser baixo, as pessoas andam encurvadas. Procurando um arquivo que cai atrás de uma estante ele acha uma porta que faz quem entrar nela ser transportado para a mente do ator John Malkovich durante 15 minutos, sendo jogado numa estrada de Nova Jersey após o tempo estimado. Então, com a ideia de sua esposa e de sua companheira de trabalho Maxine (Catharine Keener), ele vende por U$200,00 a entrada para o cérebro de John Malkovich.
Quantas vezes já nos pegamos pensando "Nossa, como queria ser fulano"? É exatamente isso que Spike Jonze critica em sua belíssima obra. Vemos uma fila imensa para pessoas estarem no corpo de John Malkovich em 15 minutos - seus 15 minutos de fama. Mas isso é a fama mesmo? O fato é que o nome de alguém promove outra coisa mais interessante do que ele. John Malkovich pode ser a pessoa mais banal do mundo e vemos no filme que muitas pessoas que convivem com ele mal sabem quem ele é. Um ator, mas meio apagado. Quem é John Malkovich com seus grandes e menosprezados papéis de um drama perto de Tom Cruise em suas chatíssimas Missões Impossíveis? Mas o povo ainda insiste. Quero ser John Malkovich, eles dizem. Quero sair da minha vida chata e tediosa ao extremo para entrar no corpo de um galã, por mais que a vida desse galã seja mais chata do que a sua. O povo insiste no sentido da banalização de pessoas públicas. Não é mais a sensação de acompanhar as diversas notícias polêmicas sobre tal famoso, e sim a sensação de ser o famoso. Mas qual a graça disso?
A atuação é ótima. Cameron Diaz está incrível e irreconhecível como Lotte e eu realmente não conseguiria entender quem me dissesse que a atuação dela em As Panteras foi melhor. John Cusack ficou ótimo no ápice da loucura de um titereiro que tem obsessão em ser outra pessoa. Afinal, sua loucura já começa aí. Sua profissão, vista como medíocre, o promove para um ser humano que vive às custas de seu boneco, que finge diversos personagens para poder ganhar a vida. E aí surge sua obsessão em ser outra pessoa. Catharine Keener não fica atrás, conseguindo se dar bem e nunca perder a pose ou a posição, além de ter uma interpretação magnífica. A fotografia, figurino e a maquiagem são bons, assim como o cenário e a direção.
Quero Ser John Malkovich é original, e isso já salva qualquer coisa. Eu fecho o site que falar que é um filme clichê, pois não seguiu nada do clichê de sempre mas conseguiu criar uma trama onde todos se dão bem - embora alguns se deem mal e não se deem conta - e com tantos detalhes que se ligam para formar uma teia ainda mais maluca.
NOTA: 9

2 comentários:

Anônimo disse...

que porra e essa

Anônimo disse...

que porra e essa