Pages

5 de julho de 2010

Eclipse (2010)

Um filme de David Slade com Robert Pattinson e Kristen Stewart.

O engraçado de ver todos os filmes da saga Crepúsculo é ver a visão que os diretores tiveram de cada filme. Enquanto o primeiro parece ser uma produção independente até pelo modo de filmagem, o segundo parece ser algo bem hollywoodiano, cheio de efeitos, brilhos, vivacidade nas cores e clichês por toda parte. Eclipse é algo bem mais Hollywood, mas não chega a ter tantos efeitos quanto seu antecessor, Lua Nova. Além do mais, o que os outros filmes tiveram de ação e de cenas de lutas, esse tem de sentimentos, emoção, um romance bem água com açúcar. O que eu achei estranho, pois pelo livro, Eclipse tem muito mais cenas de lutas que qualquer outro da saga.
Bella Swan (Kristen Stewart) tem de lidar com muitas coisas nessa nova etapa da sua vida. Embora a formatura de sua escola esteja chegando, ela tem mais com o que se preocupar: um exército de vampiros recém-criados está a solta na cidade de Seattle, vizinha a Forks, onde ela reside. Além disso, sua inimiga Victoria (Bryce Dallas Howard) está a solta e ainda procurando vingança. E para complicar ainda mais, seu namorado Edward Cullen (Robert Pattinson) quer que ela se case com ele, mas ela ainda está confusa sobre seus sentimentos pelo seu melhor amigo, Jacob Black (Taylor Lautner), inimigo natural de Edward, pois esse é um vampiro e aquele um lobisomem.
A história é baseada no livro, isso é fato. Mas o filme quis passar algo totalmente diferente. Eclipse é onde a maioria das decisões sobre a vida amorosa de Bella ocorrem, OK. Mas o livro exibia muitas páginas sobre sangue, guerra, luta e tudo mais. Não reclamo que Eclipse tinha que ser focado em mortes para todo o lado, o que reclamo é que as partes onde a guerra deveria estar focada perdeu o nexo para dar lugar a um triângulo amoroso Bella-Edward-Jacob. Além do mais, numa tentativa de ser bem fiel ao livro, o filme ficou apressado e não conseguiu dar explicações para muitas coisas que ocorreram.
Atuação. Bem, querem saber como anda Kristen Stewart? Olhem para o pôster. E visualizem isso por mais ou menos duas horas, essa foi a atuação dela, algo bem medíocre se comparado ao excelente trabalho que ela fez em The Runaways. Robert Pattinson também me pareceu bem sem expressão no filme. Taylor Lautner conseguiu salvar algumas partes, mas se afunda mais do que salva. Talvez a atuação de Dakota Fanning seja boa, mas por ser uma co-coadjuvante não se percebe muito bem. Gostei um pouco de Bryce Dallas Howard, mas nada para ser idolatrado. A fotografia ficou ótima, e os figurinos e a maquiagem ficaram grandiosos. A trilha sonora salva boa parte do filme. É ótimo ter algo para salvar aquela monotonia, e eu achei bom colocaram Bat For Lashes, Sia e Dead Weather alternando entre o instrumental de uma música do Metric.
Eclipse é um bom filme - acho que o melhor da saga até agora - mas não serve para muita coisa. Talvez para divertir um fim de semana ou para adolescentes histéricas passarem mal por ver o Taylor Lautner sem camisa, mas não convence como romance, que foi exatamente o que ele quis passar com todas as frases melosas e momentos bonitos num campo florido ou numa barraca no meio da neve.
NOTA: 5

Nenhum comentário: