Pages

14 de julho de 2010

Encontro Explosivo (2010)

Um filme de James Mangold com Tom Cruise e Cameron Diaz.

June Havens (Cameron Diaz) vive uma vida comum: mora em Boston com sua família e tem um emprego normal consertando carros. Porém sua vida muda drasticamente depois que ela esbarra com Roy Milles (Tom Cruise) num aeroporto, pois ela começa a ser perseguida por membros de uma máfia espanhola e por uma equipe da CIA. No meio de toda essa encrenca ela se vê obrigada a fugir com Roy para um lugar seguro para proteger Zefir, uma fonte de energia ilimitada.
A história é a mesma de qualquer filme de ação mentiroso que existe por aí. Só que esse é tão mentiroso quanto todos os outros. Como assim uma pessoa sem treino nenhum como Cameron Diaz se levanta no meio de uns 30 agentes com metralhadoras e não é atingida por nenhum tiro? Como assim ela consegue dirigir por 5 minutos na contra-mão com Tom Cruise tapando sua visão? Desculpa, mas tem um certo nível para as mentiras e esse filme ultrapassou isso. De resto, eles tentam ser engraçados e conseguem na maior parte. Mas as piadas ficam escrachadas no geral.
A atuação é boa, até. Tom Cruise e Cameron Diaz são bons atores, mas Encontro Explosivo é que não é um bom filme, o que acaba com qualquer atuação digna de Oscar. Não consegui gostar de Tom Cruise, mas aí é minha culpa. Se ele passa um filme inteiro de espiões rindo como um idiota, eu não gosto dele. Se ele passa um filme inteiro de espiões com um aspecto bem sério e sem emoção alguma, acho péssimo. Minha sugestão? Que parem de fazer esses filmes. A fotografia ficou bonita, a trilha sonora foi boa, a maquiagem e o figurino também foram até bons. Mas de bons não passam, acho que ganham um 6 numa escala de 0 a 10.
Encontro Explosivo pode ser descrito naquela palavra maravilhosa que está presente em 2 de 5 críticas que eu faço: Clichê. Mas se pedissem para escrever outra, Mentirosa. É um filme legal para passar na sessão da tarde e entreter as crianças com explosões e cenas de ação. E até para dar uns risos. Mas para servir de filme exemplo, nunca.
NOTA: 3

Nenhum comentário: