Pages

2 de maio de 2010

Kill Bill: Volume 1 (2003)

Um filme de Quentin Tarantino com Uma Thurman e Lucy Liu.

É o típico filme que todos veem e falam: É Tarantino. Banhos de sangue sem que o filme seja necessariamente um terror, cabeças, braços e pernas decepadas, muito sangue jorrando, armas, o modo de filmagem, a realidade baseada na não-realidade, os personagens característicos, a linha cronológica, e sangue. Só que esse tem algo tão bom quanto os outros. Eu sou até suspeito para falar pois sou um fã de Tarantino. Adoro ver os filmes trash que ele produz, cheios de cliché e referencias atuais, e eles nunca ficam chatos.
Mamba Negra (Uma Thurman), o codinome de uma mulher também conhecida por A Noiva, teve o dia de seu casamento arruinado por seus ex-parceiros, o Esquadrão das Víboras Mortíferas, um grupo de assassinos que incluem Boca de Algodão, codinome de O-Ren Ishii (Lucy Liu) e Cabeça de Cobre, codinome de Vernita Green (Vivica A. Fox). O grupo de homicidas é comandado por Bill, um homem que atirou na cabeça de Mamba Negra, fazendo-a ficar quatro anos em coma. Mas quando ela volta, ela quer vingança.
A atuação de todos está ótima. Todos os assassinos estão com aquela mesma cara de nada pode me atingir, além de que todos os personagens criados por Tarantino são esterotipados, desde a loira fatal até japonesa séria que raramente esboça um sorriso, e quando esse aparece, é sinal de sarcasmo. A história é muito bem feita, e embora tenha os mesmos aspectos de todos os filmes samurais que eu já vi e verei um dia, gostei do fato de que Uma Thurman pode se ferir também, e não ser a fodona que sai de uma luta com 88 pessoas sem nenhum ferimento.
Gostei de Tarantino respeitar a ordem cronológica no filme, Uma Thurman passando mais de 13 horas para mexer os dedos dos pés é algo ótimo, pois é a mesma coisa da realidade, de um modo bem satirizado. A direção de Tarantino é algo excelente, em minha opinião. Gostei bastante do cenário do filme, assim como da maquiagem, exagerada em alguns casos e pouca em outros, e do figurino, afinal, o uniforme de motociclista de Uma Thurman é algo pra marcar Kill Bill.
Com tantas referências e coisas marcantes, desde as formas de assasinato d'A Mamba Negra até os diálogos, desde sua katana até o Pussy Wagon, desde a forma como as memórias apareciam até o tapa-olho da Cobra Californiana, Kill Bill é pra você ver do começo ao fim e falar: É Tarantino.
NOTA: 10

Nenhum comentário: