Pages

26 de março de 2010

O Silêncio Dos Inocentes (1991)

Um filme de Jonathan Demme com Anthony Hopkins e Jodie Foster.

Hoje é a noite dos clássicos. E ai de quem me falar que O Silêncio Dos Inocentes não é tão clássico como O Exterminador Do Futuro. Além de a história ser melhor, a atuação é melhor, a trama envolve mais, os diálogos são ótimos e Hannibal é tão lendário quanto qualquer ciborgue ou Sarah Connor. De qualquer modo, sem comparações.
A história fala sobre a agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), que enquanto está sob treinamento, recebe uma missão de seu superior para estudar a mente do assassino canibal Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) e traçar um perfil psicológico do serial killer que a polícia procura por matar moças e arrancar suas peles. Porém Clarice acaba se envolvendo com o canibal mais do que gostaria de estar envolvida e cria com ele não apenas uma relação profissional.
O roteiro é adaptado de um livro, eu sei. Eu nunca li o livro, mas acho que agora eu posso questionar a regra do "O livro sempre é melhor que o filme". O roteiro tem alguns dos melhores diálogos da história do cinema. Toda vez que Jodie Foster e Anthony Hopkins se encontravam entre a parede de vidro da cela dele, eu sabia que vinha um diálogo inteligente e cheio de ironias por aí. Além do que, Hannibal é nada mais nada menos do que o melhor serial killer do cinema. Ele não usa máscaras nem um facão, não sai por aí matando loucamente, não vem do inferno, é um médico culto, e tem ótimas tiradas. E sabe dar o verdadeiro medo, não o medo de massacres e sangue por toda parte, mas o psicológico até se altera. Ele só é o melhor serial killer porque foge da regra de serial killer monstro. Se você não gostou dos diálogos do filme, sugiro que não veja de novo, a opinião é sua e eu respeito. Mas eu simplesmente achei brilhante frases como "Você cobiça todo dia, a cobiça surge do que você vê" ou "Quando você ver sua filha no necrotério, sabe onde doerá?".
A atuação está impecável. Anthony Hopkins, não preciso dizer nada mais, está excelente. Não é a toa que ganhou um Oscar. Jodie Foster não fica atrás dele, uma bela atuação durante o filme todo, e isso sem ter que bancar a policial sem sentimentos que acha o canibalismo uma coisa normal. Outro Oscar bastante merecido. A fotografia também, excelente em várias partes do filme, não posso dizer do filme inteiro. O figurino ficou muito bom, principalmente quando o figurino era as peles de mulheres. Excelente direção também devo dizer. Os Oscars de 92 foram os mais merecidos da história.
A moral que ele traz é ótima, que a mente do ser humano não é tão diferente quanto a de psicopatas assassinos. Tem milhares de pessoas hoje em dia que são menos educadas que Hannibal, não sabem desenhar tão bem, não tem doutorado em nada e não ouvem música clássica. E Hannibal é o assassino canibal, enquanto os outros são apenas as vítimas cobiçadas. Se você ainda não viu esse filme, sugiro que vista um moletom bem rápido, vá até a locadora mais próxima e gaste seu dinheiro suado, que esse é um clássico que vale a pena ser visto.
NOTA: 9

Nenhum comentário: