Pages

29 de julho de 2013

Spring Breakers (2012)

Um filme de Harmony Korine com Selena Gomez, James Franco, Vanessa Hudgens, Ashley Benson, Rachel Korine.

Harmony Korine não é um dos diretores mais conhecidos do cinema. Talvez muitas pessoas tenham visto Kids, que tem o roteiro de Korine. O diretor é conhecido por filmes mais pesados, como Gummo, Trash Humpers ou Mr. Lonely, mostrando uma parcela social diferente do que estamos acostumados com as fórmulas Hollywoodianas e até mesmo se afastando delas. O que podemos esperar quando um elenco relativamente composto por cantoras pop da Disney e gente mais do que conhecida de um diretor que nunca tinha feito isso?

Candy (Vanessa Hudgens), Brit (Ashley Benson), Cotty (Rachel Korine) e Faith (Selena Gomez) são boas amigas desde o primário. Elas estudam na mesma universidade e se veem presas nas férias de verão. É tudo a mesma coisa, as quatro precisam respirar novos ares. O dinheiro, porém, é curto e elas não conseguem fazer nada com o que possuem.

Daí surge a primeira ideia: porque não começar essas férias de verão com a máxima energia? Candy, Brit e Cotty resolvem roubar uma lanchonete e, assim, fugir para a Califórnia. Faith, uma menina que frequenta a igreja com constância, não sabe dos planos até as amigas aparecerem com o dinheiro (há de se falar, antes disso, da perfeição de Harmony Korine com seu único plano ilustrando o assalto, já que um carro roda a lanchonete e tudo o que vemos durante o tenso minuto que se segue são duas meninas encapuzadas através das janelas de vidro).

Já convencidas do roubo, as quatro amigas começam a viver na Califórnia um sonho que não existia na universidade. O sonho não é inteiramente sensorial, é de vivência. O que vemos é o sujo, o clichê e o escrachado. É sexo barato, é droga, é bebedeira, é tudo aquilo que relacionamos instintivamente a uma imensa festa da qual não é agradável se ver nada. A ironia da narrativa já se inicia a partir deste ponto. Tudo se dá por parte das ligações entre as meninas e as famílias, em especial Faith, que possui uma ligação com a casa. Enquanto a menina descreve para os pais o sonho que é estar na Califórnia, as imagens da noite retratam um pesadelo bêbado.

Faith, a única que mostra um pouco de consciência, também possui uma grande parte de sua personalidade baseada na hipocrisia. O conflito entre o conhecido e o desconhecido é o que transforma a menina, muitas vezes podemos observar que a construção da personagem é feita apenas em imagens de um passado que não se deixa ir embora. Eu não achei que fosse dizer isso aqui ou em alguma outra crítica, mas ainda bem que Harmony Korine me fez morder a língua: Selena Gomez tem uma atuação muito boa mesmo. Talvez por ser a única com algo a mais na fita, ela se sobressaia em relação aos outros, e é graças a ela que o longa-metragem tem um choque. Não creio que valha a pena falar muito sobre as outras, que conseguiram se livrar de bons esterótipos e criaram personagens tão vazias quanto as férias de verão, mas é bom ressaltar a transformação de James Franco em Alien.

Spring Breakers chega ao seu final com um ponto de interrogação. O que é que Harmony Korine quis falar dessa vez? Não sei se é a teoria certa e não sei se isso fica claro a todos, mas é óbvio para mim que o filme inteiro fala sobre o que as férias de verão realmente são: vazio existencial preenchido com ilusão. Uma pausa que tenta dizer que a vida não precisa ser o ano inteiro, mas aquele curto mês de ócio. A maioria consegue perceber isso e volta para a sua vida como se nada tivesse acontecido - é assim que conseguimos distinguir os personagens. Quando uns voltam para suas casas, é como se eles nunca tivessem existido. As férias viram apenas uma paisagem distante numa janela intocável do ônibus. O retrato dessa vez é de quem não faz distinção das vidas para as férias de verão. São as meninas que vão a todo lugar de biquíni. São os traficantes e a falta de respeito. São os diálogos vazios que parecem querer dizer mais do que são. E tudo isso é resumido no caráter brilhante de uma canção de Britney Spears.

Spring break forever, bitches!

NOTA: 9

Nenhum comentário: