Pages

9 de janeiro de 2011

Solomon Kane - O Caçador de Demônios (2009)

Um filme de Michael J. Bassett com James Purefoy.

Olhando para o pôster, alguém já conseguiu notar alguma semelhança com outro filme? Após poucos minutos da sessão, o assassino que virou inocente Solomon Kane revira um assassino ao ver que sua missão é realmente matar tudo o que vê pela frente - só que agora diferenciando o bom do mal. E se veste como está o pôster, este vestido como Van Helsing, obra de 2004 com Hugh Jackman. E o fato é, se você viu Van Helsing, não há nada de inovador em Solomon Kane, pois desde o figurino até as cenas mais emocionantes, tudo se repete. E isso é realmente uma pena, além de que é uma pena tentar fazer uma obra a partir de outra obra fracassada. Ao mesmo tempo que Robert E. Howard escreveu no século passado sua maior obra, Conan, O Bárbaro, ele também teve suas desgraças, como Solomon Kane. Já era de se esperar um resultado como este.
Solomon Kane (James Purefoy) é um bandido perigoso com um passado que o atormenta e o move através de roubos e assassinatos. Porém, ao se deparar com um perigo ainda maior do que ele, o caminho dele entra em colapso, o forçando a viver uma vida como um pacifista, enclausurado numa igreja. Quando ele é finalmente despejado começa a viver como um nômade, ele se depara com William Crowthorn (Pete Postlethwaite) e sua família, que o abrigam e veem bondade naquele temível homem. Mas quando o fatal e cruel destino de Solomon se interliga com a bondade da família, ele se vê obrigado a voltar a sua vida de assassinatos para libertar das garras do mal a filha de William, Meredith (Rachel Hurd-Wood).
Solomon Kane é um filme de ação como qualquer outro e não se esforça para ser melhor do que isso, por isso digo que quem viu qualquer outro filme que envolva lutas entre o bem e o mal já viu tudo o que esse filme é capaz de dar. E não há como descrevê-lo melhor. O filme cai no clichê durante boa parte de duração, para não dizer toda, e o ritmo, que poderia ter sido bem mais elevado graças às lutas incessáveis de espadas e a ação crescente no filme por personagens com sede de sangue, é parado graças ao caráter benévolo, pacifista e duvidoso do protagonista, e por sua busca cansativa. Tão cansativa que momentos como uma crucificação, aliás, ótima cena que mostra o conflito também religioso entre o bem e o mal; e o assassinato brutal de uma criança de, no máximo, 12 anos, não consegue exprimir mais que um sufoco passageiro. Para não dizer que o filme é de todo ruim, há sempre o que agradar, como a maquiagem bem feita, uma trilha sonora funcional e bons cenários. Por outro lado, há o roteiro que se perde no meio de tantos outros filmes de ação existentes por aí, os diálogos que não se podem esperar muito, os personagens mal construídos (afinal, conhecemos os aliados em dois segundos do filme e o temível vilão do fim é apenas apresentado nos 8 minutos finais) e o figurino, que parece ter sido reaproveitado de Van Helsing. A atuação é um diferencial até que medíocre. James Purefoy é o melhor do filme, mas sua atuação cai demais em lugar-comum, não traz absolutamente nada de novo além de suas expressões de raiva. Não consigo falar de outros atores, já que os personagens foram trabalhados de maneira tão inexpressiva e eficaz que não sobra muito além de James Purefoy. Mas Pete Postlethwaite consegue chamar a atenção junto com as poucas aparições de Max von Sydow, fazendo o pai de Solomon.
Pra quem gosta de filmes de ação, com tudo beirando o óbvio, mas com muitos efeitos e lutas, Solomon Kane é um prato cheio. Talvez para alguém que nunca tenha visto um filme de ação, esse seria um bom começo. Mas de resto, o longa não consegue se segurar em seus próprios pés, caindo até não conseguir passar da linha do pior impossível. Com uma ideia já criada, mas com cenas até instigantes, o filme vai seguindo, mas se embolando na própria teia.
NOTA: 4

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
CRÍTICA MECÂNICA

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Cristiano Contreiras disse...

Baixei, mas ainda não pude conferir.
James Purefoy é um bom ator, mas pouco conhecido e que faz filmes de pouca liberdade de expressão, ele poderia se dedicar a filmes melhores.

abraço