Pages

13 de fevereiro de 2010

A Troca (2008)

Um filme de Clint Eastwood com Angelina Jolie e John Malkovich.

Bem, dos poucos filmes que eu vi de Angelina Jolie, esse me fez acreditar que os que eu vi foram os piores. Pra que vocês saibam, eu apenas vi Sr. & Sra. Smith, A Lenda de Beowolf e Tomb Raider, ou seja, filmes que apresentam uma história boba de aventura e a personagem de Jolie é aquela mulher babaca que se faz de a poderosa. Até que A Troca muda tudo. A minha visão de Angelina pulando de prédios com uma arma na mão mudou para uma mãe carinhosa e cuidadosa, que tem de trabalhar e cuidar de seu filho de 9 anos na década de 30 na caótica Los Angeles, que já era caótica naquela época.
O visual de pin-up da mãe zelosa Christine Collin (Jolie) muda-se rápido até ver que seu filho se encontra desaparecido. Então ela começa a se esconder no seu chapéu e ver o filho desaparecido em todo lugar. A polícia, preocupada não com a mãe que precisa de seu filho mas sim com sua reputação em achar crianças desaparecidas, pega o primeiro menino abandonado que veem e entregam para a mãe desesperada. Desde então tudo que eu vi se resume a uma crítica fortíssima contra a incompetência policial e sobre os crimes que passam desapercebidos por todos.
A atuação, devo dizer, está perfeita. Angelina Jolie realmente me comoveu com seu choro de felicidade, sua maquiagem borrando no seu emprego de supervisora de telefonistas e de sua última lágrima de esperança. John Malkovich fez um ótimo padre que lutava contra a polícia e seus crimes contra a sociedade ignorante. Jason Butler Harner como psicopata ficou perfeito. Porém, das crianças, a melhor foi Eddie Alderson como o primo do assassino psicopata. A maquiagem e a fotografia são fatores que ficaram excelentes. O figurino poderia ter sido melhor, não criticando negativamente, pois é o que eu realmente imagino que crianças, homens e mulheres usavam no século passado.
O filme fez uma excelente crítica que poderia se encaixar perfeitamente nos dias de hoje, por chegar o mais próximo que eu vi de uma mãe que fica louca após o filho ter desaparecido e a qualquer chama de esperança liga para a central, por ter me mostrado que Angelina Jolie é uma ótima atriz e realmente merece seu brilho.
NOTA: 8

Um comentário:

Mariane disse...

Realmente, esse também foi o primeiro filme de Angelina Jolie que me emocionou de verdade. Os atores estão ótimos e o roteiro, fotografia, maquiagem e figurino simplesmente fantásticos.